quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Saiu no Itu.com.br

Segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Ituana apresenta trabalho em Porto Alegre









Denise expõe o pensamento dos filósofos
franceses Frédéric Gros e Michel Foucault

A internacionalista ituana Denise Lícia Boni de Oliveira apresentou o trabalho "O conflito em transição: da guerra moderna à pós-modernidade", em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A exposição ocorreu durante o Seminário Nacional de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi realizado no início do mês, e teve como tema "Democracia em Debate".

Em seu trabalho, Denise expõe o pensamento dos filósofos franceses Frédéric Gros e Michel Foucault, sobre o que é a guerra moderna e a guerra pós-moderna. Utilizando a teoria de ambos, ela analisa conflitos recentes, como a Guerra do Golfo e a invasão aérea do Equador pela Colômbia.

O trabalho da ituana foi elogiado pelos professores que compuseram a mesa que debatia "Estado, Democracia e Globalização". Um deles, o Prof. Dr. José Miguel Quedi Martins, do departamento de Ciência Política da UFRGS, ressaltou que a ituana soube intercalar a análise dos dois pensadores com seus próprios argumentos. "Denise veio com um estudo de teoria e teve por objetivo falsear o pensamento de Gros. Ela fez isso muito bem, com uma hipótese bem constituída e uma análise muito boa", comentou o professor.

Para a internacionalista, a experiência no Rio Grande do Sul será útil nas pesquisas que realiza na área da política internacional. "Trabalho especialmente a questão da integração entre os países. A experiência adquirida junto aos professores e estudantes de todo o Brasil que estavam no Seminário de Porto Alegre será muito rica como instrumento para novas pesquisas", afirma.

Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, Denise Lícia é mestranda em Ciência Política pela Unicamp, onde também faz graduação na área. É ainda especialista em Comércio Exterior pela própria Unicamp e já participou de simpósios de pesquisas, debates simulados de conferências das Nações Unidas e duas edições do Fórum Social Mundial.

Publicado por Camila Bertolazzi

2 comentários:

Anônimo disse...

Tá chique, agora!

Marcos Pedro disse...

É minha amiga!

Eu conheço ela!!!

COnheço sim!

PS: Beijão Dê!